quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Homofobia silenciosa.

Dei-me conta de algo hoje e não poderia deixar de registar isso. Acho importante que fique arquivado aqui.
Há alguns dias que percebi o distanciamento de um amigo, que inclusive excluiu-me de seu orkut e não me respondia no msn, além de ter bloqueado seus recados após eu ter enviado uma indagação do porquê da exclusão, a qual obviamente não tive resposta.
Lembrei-me então de um fato comum na vida gay, mas que por parecer inofensivo e ser feito "na surdina", por muitas vezes passa despercebido. Denominei-o então de "homofobia silenciosa".
Quem nunca teve um caso desse em sua vida? Quem nunca percebeu o distanciamento mudo de um amigo ou de um familiar após saberem da sua condição sexual?
Aqueles que se distanciam agem de forma tão sorrateira que mal nos damos conta. Quando eu era mais jovem, eles simplesmente sumiam, cessavam o contato comigo. Agora, em tempos internéticos, fui excluído do orkut e me restou o silêncio branco de uma página sem diálogo no msn.
O que me incomodou não foi nem tanto o fato de ele ter me excluído de seu mundo, nós nem éramos assim tão amigos.
O incômodo maior foi ele ter tomado as dores de um fulano seu amigo, o qual eu espiei o perfil algumas vezes. Qual o medo deles? Que mal eu poderia causar?
Por que tanto incômodo por parte do dono do perfil, se eu apenas olhei?
Sei que meu espaço termina onde começa o do outro, mas em momento algum julguei-me desreipeitoso, visto que olhar não é pecado, muito menos proibido.
Infelizmente esse tipo de homofobia pouco ou nada pode ser feito contra, porque simplesmente não podemos exigir que alguém nos queira bem.
Depois de tudo eu apenas me pergunto: Errei eu, ou teria errado você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário